terça-feira, 2 de junho de 2009

Porcos de Pérolas.


Vais desculpar-me por estar sempre a chatear-te com a mesma conversa, mas se não desabafar, isto não vai lá.

Ontem foi o Dia Internacional da Criança. Como em tudo aqui, o paradoxo é a regra. Então, a festa é grande. Não chega ao nível do Dia Internacional da Mulher - que é feriado nacional (???) - mas é dada uma grande atenção à criança no dia Um de Junho. Ou dito de outra forma: no dia Um de Junho, é dada uma grande atenção às crianças de Moçambique. Ou ainda de outra: em Moçambique, é dada uma grande atenção à criança todos os dias Um de Junho de cada ano.

Fui claro?

Como se toda a negligência, toda a corrupção, do governo, dos professores, dos pais e de todos, que afectam directamente os estômagos e as mentes de uns pobres desgraçados de um metro e vinte, que são a (única) coisa mais bela que há nesta terra, negligência e corrupção que duram trezentos e sessenta e quatro dias do ano e ainda mais este, se esfumassem no meio dos discursos de cobra gorda e nos refrescos de trinta cêntimos.

Noventa por cento das crianças de Moçambique comem amendoim, mandioca e cana de açúcar. Só. Algumas comem também arroz e/ou farinha cozinhada com água. Frango, muito muito raramente. A água é invariavelmente não potável e por tudo isso é que andam todos de barriguinha inchada e com o açúcar a rebentar as veias - depois aparecem feridas estranhas na pele e dizem que vêem mal...

E quando o branco rico e burro vai a uma escola de mil crianças fazer a festa do dia da criança, com torneios de futebol, feijoada de arroz, frango e repolho, prato cheio, alguns a repetir segunda e terceira vez porque a fome é muita e são todos geneticamente vigaristas, isto para todos - professores e tubarões incluídos, e depois ainda um sarau com os trabalhinhos que as crianças prepararam para este dia (pecinhas de teatro, canções, poemas, etc), o que diz o preocupado agente governamental que veio agraciar todos com a sua presença neste importante dia da criança e que só com essa majestática benesse mostra a genuína e importante preocupação dos seus chefes com os meninos?















"FEZ FALTA O SUMO".

Sem comentários:

Enviar um comentário